1- Classifique os advérbios em
destaque nas frases a seguir:
a) Parabéns, ontem você se comportou educadamente!
b) Os meus tios moram muito longe.
c) Não devemos fazer o mal.
d) Caminhamos devagar, mas alcançamos o
ônibus.
e) Certamente ele me esqueceu.
2- Analise
os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a
circunstância
que a eles se referem:
a) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b) Talvez eu compareça ao seu aniversário.
c) Estamos muito contentes com sua
aprovação.
d) Alegremente
Pedro se despediu de sua família.
e) Amanhã, não iremos ao cinema.
e)
3- Observe
o período:
“Os ricos apertavam, os pobres gritavam, as
leis não eram ouvidas, a desordem ameaçava o estado.” (Paulo Mendes Campos).
a) Quantas orações ele contém?
b) Classifique o período.
4- Aponte as frases
nominais:
a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade.
i) Luisinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio!
5- Aponte as frases verbais (orações):
a)
Quanta gente hoje!
b)
Apresse-se, garota!
c) O
filme foi bom.
d) Não
aguento essa poluição!
e)
Partiremos daqui a pouco.
f)
Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu
colega telefonou.
h) Na
praia, grande descontração.
i) Deus
te guarde!
j) Que
ideia absurda!
k) As
ovelhas são mansas e pacientes.
6-
Siga o que se pede:
I - Circule os verbos
II- Separe as orações com
uma barra;
III- Classifique os períodos em simples
ou compostos;
IV- Se o período for composto diga
quantas orações há nele.
a) A
mulher desviouo rosto e piscouos olhos várias vezes.
b- O
meninonamoravao novo brinquedo o dia inteiro.
c- O
comandante garante que a tropa chegará a tempo.
d- Estudei
o assunto, listei os itens principais e elaborei um texto.
e- Nas
noites frias, tomamos chocolate quente, vemos televisão e vamos dormir cedo.
f- Os alunos chegaram.
7-
Sublinhe
e classifique o sujeito em simples ou composto.
7-
a- As
araras de cores vistosas posavam para os turistas.
b- As geadas e as secas deixam os
lavradores preocupados.
c- O
pasteleiro chinês correu atrás do
ladrão.
c-
d- O amor inundava seus corações.
e- As
queimadas destruirão as florestas.
e-
f- As
doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.
8-
Retire
das orações:
a- Sujeito
(s)
b- Predicado
c- Núcleo
(s) do sujeito
d- Classificar
o sujeito em ( ) simples (
) composto
A. O
HOMEM ESTUDOU PARA A PROVA.
B. A
MOÇA É INTELIGENTE.
C. OS
ALUNOS E ALUNAS SÃO ESPERTOS.
D. A
PROVA ESTÁ FÁCIL.
E. OS
PROFESSORES APROVARAM OS ALUNOS.
F. A
DIREÇÃO DA ESCOLA CONTINUA EMPOLGADA.
G. OS
LIVROS SÃO CAROS.
H. MEU
PAI E MINHA TIA FIZERAM A FESTA.
9-
Identifique as figuras usadas nas frases
abaixo em catacrese ou hipérbole:
a) Gastei
rios de dinheiro no meu curso de computação.
b) Não
deixe de colocar dois dentes de alho na comida.
c) Os
carros não andam, voam.
d) Estou
esperando você há séculos!
e) O pé
da mesa estava quebrado.
f) Vou
colocar um fio de azeite na sopa
g) Já
lhe disse isso um milhão de vezes.
h) "Te
mando mil rosas roubadas"
i)
A perna do sofá está mole.
j)
Ele morreu de rir ao ouvir a
piada.
10- QUESTÃO 1
Leia o texto abaixo.
Lista
de compras:
•
Macarrão
•
Leite
•
Manteiga
•
Arroz
•
Feijão
•
Batata
Este
texto é
a)
um poema
b)
um aviso
c)
uma lista
d)
uma receita
10-
QUESTÃO 2
Leia
o texto abaixo.
À
mesa, ao cortar o pão
O
operário foi tomado
De
uma súbita emoção
Ao
constatar assombrado
Que
tudo naquela mesa
-garrafa,
prato, facão
Era
ele quem os fazia
Ele,
um humilde operário
Um
operário em construção.
Vinícius
de Moraes
Compreendemos
pelo sentido do texto que
a)O
trabalhador admirou-se da beleza dos objetos.
b)O
operário emocionou-se ao constatar que tudo era feito por operários como ele.
c)O
trabalhador gostaria de fabricar objetos como aqueles.
d)O
trabalhador assustou-se com a simplicidade dos objetos que tinha em casa.
11- QUESTÃO 3
Leia
o texto abaixo.
A boneca Guilhermina
Esta
é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e
cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir,
reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes
ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela.
Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro
do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e
pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As
Reportagens de Penélope. São Paulo Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.
No trecho "Mas
quando ela chora, eu não aguento", a expressão significa, em relação à
dona da boneca, sentimento de
a) paciência.
b) raiva.
c) pena.
d) solidão.
12- QUESTÃO 4
Quem
vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o
Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a
sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da
rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso
mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você
levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa
nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na
rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um
saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth
Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
01.
Percebe-se que o narrador do texto é
(A)
Observador (B)
Personagem
02.
A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de todos!”
(C) “Ora, ora(...), a rua é para isso
mesmo!”
(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da
rua...” (D) “Meu pai me olhou
torto, torto.”
03. Lendo
o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele
atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu comprar sacos de lixo.
(C) desistiu de passear com o cão.
(B) recolheu a sujeira de seu cachorro.
(D) pisou no lixo encontrado na rua.
04.
O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.
(C) uma receita.
(B) um
anúncio . (D) um diálogo.
13- QUESTÃO 5

(Fonte:
Disponível em www.dorinho.com.br, acesso em 10/08/2013.)
No TEXTO ACIMA, a
palavra “persuadindo” indica:
A. ( ) Censura.
B. ( ) Influência.
C. ( ) Indiferença.
D. ( ) Persistência.
13- Leia a charge abaixo para responder as questões que seguem:

1.Observe a expressão
do torcedor no primeiro quadrinho: como ele se sente? Por quê?
2. Observe todos os
quadrinhos da charge:
a. Pode-se dizer que há
uma gradação na mudança de expressão do torcedor? Explique.
b. Nessa escala
gradativa, qual o problema que deixa o torcedor mais triste?
c. Enumere, em uma
ordem crescente, os fatos que deixam o torcedor triste.
3. Geralmente o
chargista critica problemas sociais por meio do humor. O que está sendo
criticado nessa charge?
14- Leia o texto a
seguir.
A
função da arte
Diego não conhecia o
mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.Viajaram
para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai
enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar
estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor,
que o menino ficou mudo de beleza.E quando finalmente conseguiu falar,
tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
__ Me ajuda a olhar!
(Roxo,
Maria do Rosário e Vitória Wilson. Entre textos. V. 4, Editora
Moderna.)
O menino ficou tremendo, gaguejando porque
(A) a
viagem foi longa.
(B) as
dunas eram muito altas.
(C) o
mar era imenso e belo.
(D) o
pai não o ajudou a ver o mar.
14- Leia
a tirinha.

No 1º quadrinho, a
fala do personagem pode ser substituída por
(A) “Quer
namorar comigo?”
(B) “Você é muito
bonita para mim!”
(C) “Você é muito
simpática!”
(D) “Você é muito
humilde!”
15- Produção de texto
Analise a imagem e responda a questão abaixo
produzindo um texto.
Mínimo de 15 linhas.
Mínimo de 15 linhas.

O pulmão é o órgão responsável pela nossa
respiração.
Que associação pode ser feita entre a imagem e esse
importante
órgão?
órgão?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário