1- Informe se as frases abaixo
são nominais ou verbais.
a) O menino e o Lobo. __________________
b) Ele é um menino levado._____________
c) Consertei seu brinquedo.___________
d) Coitada daquela garota.________
e) A menina arrancou a cabeça da boneca._________
f) O velho e o mar.________________
g) Não fomos ao parque._________
h) Por favor! Empreste-me seu livro.______
2- Assinale
as alternativas que não apresentam uma frase:
a) Que
golaço!
b) Vocês
assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
c) Em vez
de nadar, preferiram jogar bola.
d) O
futebol povo paixão pelo tem brasileiro.
e)
Correram para a garagem e entraram no carro.
f) O sobre verde era gramado céu.
g) Clara
passeava com as crianças no
jardim.
h) Mão
Luisinho trêmula.
3- Assinale
com um X as frases nominais:
a) Que
medo!
b) Ele
chutou a
porta.
c) Coitadinho do garoto!
d) O povo
odeia os governantes
corruptos.
e)
Transmitirei o recado a sua namorada.
f)
Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade.
i)
Luisinho, não!
j)
As risadas não eram
normais.
k) Que alívio!
4- Assinale com um X as frases verbais (orações):
a) Quanta gente
hoje!
b) Apresse-se,
garota!
c) O filme foi bom.
d) Não aguento essa poluição!
e) Partiremos daqui a
pouco.
f) Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega telefonou.
h) Na praia, grande descontração.
i) Deus te guarde!
j) Que ideia
absurda!
k) As ovelhas são mansas e pacientes.
5-Numere:( 1 ) FRASE
NOMINAL ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)
a)
( ) Que bela
paisagem!
b)
( ) Bom
dia!
c) ( ) Coma devagar!
d)
( ) Durma
bem!
e)
( ) Não insistirei
mais.
f)
( ) Cumpriremos nossa promessa.
g)
( ) Mais diálogo, senhores
educadores!
h)
( ) Entrada franca!
i)
( ) Que turma unida e confiante!
j)
( ) Quando você esteve
lá?
k)
( ) Não saia sem
agasalho!
l) ( ) Belíssimas
palavras!
6- Classifique
em frase nominal ou frase verbal.
a) Mas
que comportamento estranho! ________________
b) Nós
gostamos muito das brincadeiras de São João.
c) Fernando trabalha como assessor do diretor
da empresa. ____
d) Puxa!
Que chuva!
e) Taís
ganhou um cachorrinho de presente. ___
7-
Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples, e C,
se for composto:
a) Os
atletas já se dirigiram à quadra. ( )
b)
Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais.
( )
c) Sem
dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. ( )
d) Os
alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e
falaram francamente. ( )
e) O
verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a
manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes
alguma grana e partiu. ( )
8) No exercício
anterior diga o número de orações em cada período:
a) __________
b) __________
c) __________
d) __________e) __________
9-
Verifique se o período é simples ou composto. Quando composto, identifique o
número de orações.
a) “Com
a pasta numa mão, e o caderno na outra, cheguei ao colégio atrasado.” (Moacyr
Scliar)
___________________________________________________________________
b)
“Levantou-se, foi até o quarto, voltou com um caderno. (Moacyr Scliar)
___________________________________________________________________
c) “De
repente o menino olhou o céu, viu por acaso uma nuvem que passava e sentiu uma
vontade louca de fugir.” (Augusto Meyer)
_____________________________________________________________________
d)
“Minha primeira recordação é um muro velho, no quintal de uma casa
indefinível.” (Augusto Meyer)
______________________________________________________________________
1) Classifique
os períodos colocando PS para período simples e PCpara
o período composto
a) (
) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b) (
) Antes os índios eram os donos da terra.
c) (
) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d) (
) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e) (
) Você está triste.
f) (
) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g) (
) Atenção, vou contar uma piada.
h) (
) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i) (
) O estudo nos traz benefícios.
j) (
) O amor constrói e o ódio destrói.
2) Indique
nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:
a) (
) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí
começou a briga.
b) (
) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c) (
) O passageiro nem se mexe.
d) (
) Fico muito nervoso quando me acordam.
e) (
) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f) (
) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus pára na rodoviária de Goiânia.
g) (
) Quando sou acordado, fico uma fera.
h) (
) O ônibus vai para Belo Horizonte.
i) (
) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j) (
) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o
lado de fora.
3) Coloque
C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:
1. (
) Cuidado com nossas crianças. (período simples)
2. (
) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)
3. (
) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)
4. (
) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)
5. (
) Deus fez você para a vida. (período simples)
6. (
) Lá vai ele para o mundo. (período simples)
7. (
) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).
8. (
) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)
9. (
) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)
10. (
) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)
4. Coloque A para
frases nominais e B para frases oracionais.
1. (
) Que piada engraçada!
2. (
) Silêncio!
3. (
) Não pise na grama.
4. (
) Todos começaram a rir.
5. (
) Atenção!
6. (
) Por favor, dê-me um cigarro.
7. (
) Boa noite!
8. (
) O dia amanheceu nublado.
9. (
) Com licença.
10. (
) Deixe-me passar!
5. Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional.
a. O
mal com o bem se paga.
b. Devagar,
travessia de pedestres.
c. Paulo
deu gargalhadas.
d. Olhe
como o céu está azul!
6. Coloque PS para o
período simples e PC para o período composto:
a. (
) Inventei aquela desculpa na hora.
b. (
) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c. (
) Não gosto de mentiras.
d. (
) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
e. (
) O cachorrinho é pequeno mas já sabe morder.
f. (
) José casou-se e teve três filhos.
g. (
) Todos os feriados vamos à praia.
h. (
) Prefiro o sítio à praia.
i. (
) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham pouco.
j. (
) Eu já li este livro três vezes.
7. Coloque C (certo) ou E (errado) à identificação do número de oração e do
tipo de períodos abaixo:
1. (
) Fui passear à tarde e à noite retornei. (2 = composto)
2. (
) O rapaz seguiu a moça e pediu o número de seu telefone. ( 2= simples
3. (
) O atleta se preparou para correr e venceu. (2 = composto)
4. (
) Você vai resolver seus problemas; procure ajuda. (4 = composto)
5. (
) Você vai acreditar na minha palavra ou na dele? (1= simples)
6. (
) O amor é maravilhos. (1 = simples)
7. (
) Um cachorro está seguindo o homem que corre. (2 =composto)
8. (
) Os patrões tratam bem os funcionários. (1=simples)
9. (
) Iremos cultivar a terra, pois ela produzirá ótimos frutos que nos
sustentarão. (4= composto)
10. (
) Os anos passam e as pessoas evoluem. (2=composto)
8. Responda nos
parênteses quantas orações possuem os períodos:
a. (
) Cheguei, vi e venci.
b. (
) Não gosto de mentiras.
c. (
) Use o guardanapo ou ficará manchada a camisa.
d. (
) Não se preocupe; eu consigo chegar a tempo.
e. (
) Isaias tem se esforçado muito, portanto, conseguirá a promoção.
f. (
) Não gosto de jiló.
g. (
) Recife é considerada a Veneza brasileira.
h. (
) A costureira é caprichosa, logo fará um belo vestido.
i. (
) Não tenha medo!
j. (
) Olhe, achei um belíssimo camafeu.
9. Forme períodos
compostos, unindo os pares de orações com as palavras e, ou, mas, logo,
porque, porém, nem, de acordo com o sentido:
Exemplo: Ele não sabe
nadar. Ele caiu na piscina.
Ele não sabe nadar e caiu na piscina.
a) Deve
ser feriado. A rua está deserta.
_______________________________________________________
b) Igor
já é adulto. Ele age feito criança.
_______________________________________________________
c) Ricardo
está em casa? Ele foi ao clube?
______________________________________________________
d) Não
assisti ao jogo. A televisão queimou.
_______________________________________________________
e) Misael
não estuda. Ela não trabalha.
_______________________________________________________
10. A partir das palavras
(ideias) apresentadas, desenvolva nos espaços que se pede entre parênteses:
a)Salvem
________________________________________________________________________________________________________
(período composto por 2
orações)
b) Com
a natureza
________________________________________________________________________________________________________
(período simples)
c) O
prédio
________________________________________________________________________________________________________
(período simples)
d) Calma
________________________________________________________________________________________________________
(frase nominal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário