quarta-feira, 25 de maio de 2016

PROVA 6 ANO

ESCOLA:
NOME:                                                    
DATA:                                     TURMA: 7ºano B
 PROF:    NATÁLIA CABRAL  

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1º BIMESTRE.

LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL

Texto 1:         O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Mutinho eToquinho, letra retirada do site http://www.toquinho.com.br)
01 -  A expressão “A vida segue sempre em frente indica que na vida:
A(   ) tudo acaba.
B(   ) tudo passa.
C(   )) tudo fica como estar.
D(   ) que na vida passamos por várias fases.

02 -  No poema, o verso Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
A(   ) do desenho.
B(   ) da escrita.
C(   ) da pintura.
D(   ) da leitura.

03 – “Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.”   Destaque destes versos todos os verbos.

Texto 2:         Não precisa embrulhar!
Alguma vez você parou para pensar em como e estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos? Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem, isso já é uma loucura!
Mas acontece o tempo todo. E depois nós simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de papel são feitos de arvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação deles aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar.
Basta dizer “não” para os sacos e sacolas de que não precisa.
Fonte: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/The Earth-Works Group. 14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.
04. O autor do texto apresenta dois bons argumentos para que as pessoas não utilizem sacos de papel ou de plástico:
a.(   )  um desperdício jogá-los fora e a fabricação deles aumenta muito a poluição.
b.(  ) coloque um saco dentro de outro e um bombom dentro de um saco de papel.
c.(  ) os sacos são muito úteis e não devemos dispensá-los.
d.(  ) os sacos de plásticos são úteis, já os de papel não.

Texto 3: O cão e o osso
Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porem, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.
Fonte: ESOPO. O cão e o osso. Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>. Acesso: 17 set. 2009.
05. A moral dessa fábula é:
a.(   ) Quem semeia vento, colhe tempestade
b.(   ) Quem desdenha, quer comprar
c.(   ) Uma boa ação ganha outra
d.(   ) Mais vale um pássaro na mão que dois voando

Texto 4:O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947

06.  A que problema o autor se refere no texto?
a) (     ) a devastação da natureza.                                 
b) (     ) a imundice do pátio.                                                                  
c) (     ) a fome .                                                                            
d) (     ) o alcoolismo

07. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                                                       
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.                          
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.                                                                                
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

TEXTO 5- O gato e a raposa

         O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
       _Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
       _Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
       _Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
       Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles. 
       _Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas. 

1-Responda:

a- Qual é o título da história?
R=___________________________________________________________________

b- Como andavam o gato e a raposa?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 c- Eram amigos ou inimigos?
R=____________________________________________________________________

 d- O que o gato sabia fazer e que bastava para que os cachorros não o pegassem?

R=____________________________________________________________________
______________________________________________________________________

 e- Quantos truques a raposa dizia saber?
R=___________________________________________________________________

 f- Valeu algum truque da raposa ou ela teve que sair correndo?
R=____________________________________________________________________

 g-  A moral dessa fábula é:

 ( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
 ( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
GRAMÁTICA

1-      Leia o texto abaixo e faça o que se pede
Essa Velhinha
 - Desculpe entrar assim sem pedir licença... - Doença! - Não,... quem está doente? - Mas quem está doente? - Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado. - Resfriado? - Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ... - Xi! Catapora?
- Senhora, por favor não confunda... - Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.
Os pontos de exclamação em Caxumba!!!,exprimem:

 a) Entusiasmo.    b) Dor.      c) Espanto.      d) Tristeza.

2-      Escreva o masculino dos parentes abaixo.


tias - _________________           
madrasta - _________________
avó - _________________           
sobrinha - _________________           
neta - _________________          
bisavó - _________________           
mãe - _________________         
 bisneta - _________________           
filha - _________________          
sogra - _________________           
nora - _________________         
 madrinha - _________________ 



3-      Passe para o feminino.


o anão - _________________           
o comilão - _________________           
o ancião - _________________       
o valentão - _________________           
o alemão - _________________       
o folião - _________________           
o cidadão - _________________      
o chorão - _________________           
o órfão - _________________          
o freguês - _________________           
o inglês - _________________         
o japonês - _________________         



4-      Coloque (M) antes dos substantivos masculinos e (F) antes dos substantivos femininos.
     


a) (     ) padrastro
     b) (     ) pardal
     c) (     ) ré
     d) (     ) marido
     e) (     ) freira
     f) (     ) fêmea
    g) (     ) poetisa
     h) (     ) gigante
     i) (     ) alfaiate
     j) (     ) irmã
     k) (     ) atéia
     l) (     ) tigresa
     m) (     ) guria


5-      Classifique os substantivos conforme a relação abaixo.
(1) epiceno
(2) comum de dois gêneros
(3) sobrecomum



(   ) a vítima
(   ) o sabiá
(   ) a criança
(   ) o jornalista
(   ) a testemunha
(   ) o dentista
(   ) a criatura
(   ) o doente
(   ) a onça
(   ) o monstro
(   ) o pianista
(   ) a águia
(   ) a cobra
(   ) o esportista





Nenhum comentário:

Postar um comentário