ESCOLA:
NOME:
DATA: TURMA:
7ºano B
PROF: NATÁLIA CABRAL
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1º BIMESTRE.
LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL
Texto
1: O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de
fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Mutinho eToquinho, letra retirada do site
http://www.toquinho.com.br)
01 - A expressão “A vida segue sempre em frente” indica
que na vida:
A( ) tudo acaba.
B( ) tudo passa.
C( )) tudo fica como estar.
D( ) que na vida passamos por
várias fases.
02 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere
a aprendizagem
A( ) do desenho.
B( ) da escrita.
C( ) da pintura.
D( ) da leitura.
03 – “Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.” Destaque destes versos todos os verbos.
Texto 2: Não
precisa embrulhar!
Alguma vez você parou para pensar em como e
estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou
sacos? Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom… ou um pacote
de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem, isso já é uma loucura!
Mas acontece o tempo todo. E depois nós
simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com
os tesouros da Terra. Os de papel são feitos de arvores; os de plástico, de
petróleo. E a fabricação deles aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar.
Basta dizer “não” para os sacos e sacolas de que
não precisa.
Fonte: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a
Terra/The Earth-Works Group. 14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.
04. O autor do texto apresenta dois bons argumentos
para que as pessoas não utilizem sacos de papel ou de plástico:
a.( ) um desperdício
jogá-los fora e a fabricação deles aumenta muito a poluição.
b.( ) coloque um saco dentro de outro e
um bombom dentro de um saco de papel.
c.( ) os sacos são muito úteis e não
devemos dispensá-los.
d.( ) os sacos de plásticos são úteis,
já os de papel não.
Texto 3: O cão e o osso
Um dia, um cão ia atravessando uma ponte,
carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria imagem
refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou logo o osso e pôs-se a
latir. Mal, porem, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para
sempre.
Fonte: ESOPO. O cão e o osso. Disponível em:
<http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>. Acesso: 17 set. 2009.
05. A moral dessa fábula é:
a.( ) Quem semeia vento, colhe
tempestade
b.( ) Quem desdenha, quer comprar
c.( ) Uma boa ação ganha outra
d.( ) Mais vale um pássaro na mão
que dois voando
Texto 4:O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de
1947
06. A que problema o autor
se refere no texto?
a) ( ) a
devastação da
natureza.
b) ( ) a
imundice do
pátio.
c) ( ) a fome
.
d) ( ) o
alcoolismo
07. A intenção do autor ao usar a
palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou
chamar a nossa atenção para animais do lixo.
b) ( ) a
história é mesmo sobre um
lixo.
c) ( ) o homem
se viu reduzido a condição de
animal.
d) ( ) o homem
deve ser tratado como animal.
TEXTO 5- O gato e a raposa
O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
_Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
_Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
_Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
_Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas.
1-Responda:
a- Qual é o título da história?
R=___________________________________________________________________
O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
_Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
_Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
_Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
_Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas.
1-Responda:
a- Qual é o título da história?
R=___________________________________________________________________
b- Como andavam o gato e a raposa?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c- Eram amigos ou inimigos?
R=____________________________________________________________________
d- O que o gato sabia fazer e que bastava para que os cachorros não o pegassem?
R=____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
R=____________________________________________________________________
d- O que o gato sabia fazer e que bastava para que os cachorros não o pegassem?
R=____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
e- Quantos truques a raposa
dizia saber?
R=___________________________________________________________________
R=___________________________________________________________________
f- Valeu algum truque da
raposa ou ela teve que sair correndo?
R=____________________________________________________________________
g- A moral dessa fábula é:
( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
R=____________________________________________________________________
g- A moral dessa fábula é:
( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
GRAMÁTICA
1- Leia
o texto abaixo e faça o que se pede
Essa Velhinha
- Desculpe entrar assim sem pedir licença... -
Doença! - Não,... quem está doente? - Mas quem está doente? - Não – Sorriu o
homem -, a senhora entendeu errado. - Resfriado? - Ora... quer dizer... bem, eu
estava lá fora e ... - Xi! Catapora?
-
Senhora, por favor não confunda... - Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é
perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.
Os pontos de exclamação
em Caxumba!!!,exprimem:
a) Entusiasmo. b) Dor.
c) Espanto. d) Tristeza.
2-
Escreva o
masculino dos parentes abaixo.
tias - _________________
madrasta - _________________
madrasta - _________________
avó - _________________
sobrinha - _________________
sobrinha - _________________
neta - _________________
bisavó - _________________
bisavó - _________________
mãe - _________________
bisneta - _________________
bisneta - _________________
filha - _________________
sogra - _________________
sogra - _________________
nora - _________________
madrinha - _________________
madrinha - _________________
3-
Passe para o
feminino.
o anão - _________________
o comilão - _________________
o comilão - _________________
o ancião - _________________
o valentão - _________________
o valentão - _________________
o alemão - _________________
o folião - _________________
o folião - _________________
o cidadão - _________________
o chorão - _________________
o chorão - _________________
o órfão - _________________
o freguês - _________________
o inglês - _________________
o japonês - _________________
o japonês - _________________
4-
Coloque (M)
antes dos substantivos masculinos e (F) antes dos substantivos femininos.
a) ( ) padrastro
b) ( ) pardal
c) ( ) ré
d) ( ) marido
e) ( ) freira
f) ( ) fêmea
g) ( ) poetisa
h) ( ) gigante
i) ( ) alfaiate
j) ( ) irmã
k) ( ) atéia
l) ( ) tigresa
m) ( ) guria
5-
Classifique os substantivos conforme a relação abaixo.
(1) epiceno
(2) comum de dois gêneros
(3) sobrecomum
(1) epiceno
(2) comum de dois gêneros
(3) sobrecomum
( ) a vítima
( ) o sabiá
( ) a criança
( ) o jornalista
( ) a testemunha
( ) o dentista
( ) a criatura
( ) o doente
( ) a onça
( ) o monstro
( ) o pianista
( ) a águia
( ) a cobra
( ) o esportista
( ) o sabiá
( ) a criança
( ) o jornalista
( ) a testemunha
( ) o dentista
( ) a criatura
( ) o doente
( ) a onça
( ) o monstro
( ) o pianista
( ) a águia
( ) a cobra
( ) o esportista
Nenhum comentário:
Postar um comentário