quarta-feira, 25 de maio de 2016

ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS- BATERIA DE ATIVIDADES

1-      Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada:
a-      Cheguei, vi, venci. (Júlio César)
b-      Estudei ontem; tenho prova na faculdade hoje.
c-      Não tinha ninguém em casa. Entrei silenciosamente.
d-     Meu pai foi trabalhar. Chovia pela manhã.
e-      Não fomos ao casamento; mandamos um presente.
f-       Levantei.Tomei o café.Corri para o trabalho.
g-      Não quis comer.Não quis sair.Não quis receber visitas.
h-      Alimentou-se bem, foi trabalhar.
i-        Todos estavam com fome, não comiam há horas. 
j-        O aluno acordou cedo.O aluno começou a estudar.
k-      Eu queria ir à festa, minha mãe não deixou.
l-        Reprovei na quinta série, não seremos mais da mesma turma.
m-    Não consegui ir trabalhar hoje, minha rua estava tudo alagado.
n-      Eu e meu namorado jantamos fora. Fomos ao cinema.
o-       Fiquei muito cansada, me diverti bastante.
p-      Cheguei em casa, fiz o almoço, lavei as vasilhas.
q-      Correu muito,  não chegou a tempo.
r-       Amou-me,  não soube me esperar.
s-       Sai cedo da festa, precisava dormir.

2-      Classifique as orações coordenadas sindéticas:
a-      Sai às dez e voltei às dez e meia.
b-      Ora chove, ora faz calor.
c-      Não havia necessidade, todavia insistiu em chamar o técnico.
d-     Muita gente estava doente, mas ninguém faltou à reunião.
e-      Venha logo, pois está chovendo.
f-       Ou você vai à festa, ou você vai ao show.
g-      Espere um tempo, que isso se resolve já.
h-      Ana está triste pois perdeu sua blusa favorita.
i-        Quebrei o dedo na escola contudo continuo frequentando as aulas.
j-        Pretendo passar no vestibular porém preciso estudar muito para isso.
k-      Bati em meu irmão, por isso ele não está falando comigo.
l-        Você me traiu, mas eu não guardo magoas.
m-    Ela saiu de casa rapidamente  e foi ao clube tomar sol.
n-      Vai comer  ou vai ficar doente.
o-      Fique afastado, pois vai haver tumulto.
p-      Os sócios discutiram o plano econômico, votaram o orçamento e encerraram a reunião.
q-      Ele tem mais chances de vencer a prova, porque é mais forte.
r-       Ele faz as compras e quem paga a conta sou eu.
s-       Vou ao mercado e não levei sacolas.
t-       O rapaz não só estava magoado mas também se mostrava cansado.
u-      Eu e meu marido jantamos em casa e fomos ao teatro.
v-      Eu ia à padaria, porém está fechada.
w- Ela disse, mas não foi bom o suficiente.
x- Eu estava indo de bicicleta, entretanto o pneu furou.
y- Ora quer ir à loja, ora quer ir para casa!
z- São adolescentes, logo irão namorar.

3-      Indique o número de orações no período.
“Jantamos num restaurante próximo de casa, depois fomos ao cinema”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário