quarta-feira, 25 de maio de 2016

SUBSTANTIVOS- EXERCÍCIOS

1-      Separe os substantivos grifados em concretos ou abstratos:

a.Minha irmã é minha  alegria.                                   b . Você é a minha felicidade.
c.Eu creio que a vida  é bela .                                    d.Veja a dor que devora o meu coração.
e. Tenho por você um grande afeto.                           f. No da serra  vivia  um velho

Concretos___________________________________________________________
__________________________________________________________________

Abstratos____________________________________________________________
___________________________________________________________________
2-       Comerciante é um substantivo derivado. Qual é o substantivo primitivo do qual se origina? 
 3- Forme substantivos derivados, a partir de jovem, ilha, filho, rapaz, mar, moça e casa.

3- Assinale o substantivo abstrato:
a.(   ) bruxa     b.(  ) comida    c.(    ) ar    d.(   ) bondade    e.(   ) saci


Nenhum comentário:

Postar um comentário