ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
1.
Observe
a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:
a)
Qual tipo
de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem
culta ou coloquial?
b)
Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem
fale dessa forma?
c)
Esse
jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d)
Essa
linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e)
Reescreva
essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
2- Leia a música a seguir e faça o
que se pede:
Tenho
visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que
prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma
inundação
Moça se
vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá
da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará
não tem disso não...
Tem disso
não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
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a) Que linguagem
foi usada para escrever essa música?
b) Essa
linguagem atrapalhou no entendimento da música?
c) Se essa
música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua,
continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta
música palavras e expressões da linguagem coloquial?
3- Que tipo de linguagem (culta
ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre
política.
b) Numa pequena mensagem de celular
para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular
para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a
presidente Dilma.
e) Numa conversa
na praça entre amigos.
f f) Um debate
numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando
que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando
o porquê da sua falta de hoje.
i) Uma
redação solicitada pelo professor de português.
4- Leia o texto retirado do Orkut de um
adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”
A
linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)
Por que o
autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)
Essa
escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d)
Essa
escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)
Reescreva
essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)
Retire
desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.
GOSTEI MTO DOS EXERCÍCIOS. VÃO ME AJUDAR BASTANTE. OBRIAGAD
ResponderExcluirGOSTEI MTO DOS EXERCÍCIOS. VÃO ME AJUDAR BASTANTE. OBRIAGAD
ResponderExcluirDe nada,fique atenta, pois postarei novas atividades
ExcluirParabéns pelo blog, só fiquei em dúvida na questão 1, o exercício a, pois a pergunta se refere a linguagem culta ou coloquial. Acredito não se tratar de linguagem coloquial, antes regional.
ResponderExcluirOi! Tem o gabarito dessa atividade?
ResponderExcluirOTIMO AMIGA
ResponderExcluirTEM O GABARITO??
ResponderExcluir1)
ResponderExcluira) Coloquial (ou regional)
b) Ele ser da zona rural e a provavelmente não ter tido acesso a escola
c) Sim
d) É considerada adequada para o meio que ele vive, mas pode não ser para outros meios mais formais.
e) ...fazer
2)
a) Coloquial(de conversa)
b) Não
c) Não
d) “prum”, “pinguinho” e “cá”
3)
a) Culta
b) Coloquial
c) Culta
d) Culta
e) Coloquial
f) Culta
g) Coloquial
h) Culta
i) Culta
4)
a) Coloquial
b) Porque é uma escrita coloquial, sem necessidades de formalidades
c) Não, pois não segue a norma culta da LP.
d) Não
e) ....
f) “o kbça” e “keria”
Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
ResponderExcluirAcho que a oração está errada.
adorei esses exercicios
ResponderExcluirAdorei esses exercicios,me ajudou bastante.
ResponderExcluirGostei muito desses exercícios, me ajudou bastante
ResponderExcluirTem gabarito
ResponderExcluirÓtima atividade, vou me inspirar.
ResponderExcluirMeu filho tá fazendo essa tarefa na quarentena
ResponderExcluir