quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou coloquial))



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

1.      Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:

a)    Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.

2- Leia a música a seguir e faça o que se pede:

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)

a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?
   b)    Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
  c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a)    Falando em público sobre política.
b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e)     Numa conversa na praça entre amigos.
f   f)     Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g)    Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)      Uma redação solicitada pelo professor de português.

4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”

   A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?

c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?

d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?

e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.




f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.


15 comentários:

  1. GOSTEI MTO DOS EXERCÍCIOS. VÃO ME AJUDAR BASTANTE. OBRIAGAD

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MTO DOS EXERCÍCIOS. VÃO ME AJUDAR BASTANTE. OBRIAGAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada,fique atenta, pois postarei novas atividades

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, só fiquei em dúvida na questão 1, o exercício a, pois a pergunta se refere a linguagem culta ou coloquial. Acredito não se tratar de linguagem coloquial, antes regional.

    ResponderExcluir
  4. 1)
    a) Coloquial (ou regional)
    b) Ele ser da zona rural e a provavelmente não ter tido acesso a escola
    c) Sim
    d) É considerada adequada para o meio que ele vive, mas pode não ser para outros meios mais formais.
    e) ...fazer
    2)

    a) Coloquial(de conversa)
    b) Não
    c) Não
    d) “prum”, “pinguinho” e “cá”
    3)

    a) Culta
    b) Coloquial
    c) Culta
    d) Culta
    e) Coloquial
    f) Culta
    g) Coloquial
    h) Culta
    i) Culta

    4)

    a) Coloquial
    b) Porque é uma escrita coloquial, sem necessidades de formalidades
    c) Não, pois não segue a norma culta da LP.
    d) Não
    e) ....
    f) “o kbça” e “keria”

    ResponderExcluir
  5. Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
    Acho que a oração está errada.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esses exercicios,me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desses exercícios, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Ótima atividade, vou me inspirar.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tá fazendo essa tarefa na quarentena

    ResponderExcluir