quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 BIMESTRE



1-      Classifique os advérbios  em destaque nas frases a seguir:

a) Parabéns, ontem você se comportou educadamente!
b) Os meus tios moram muito longe.
c) Não devemos fazer o mal.
d) Caminhamos devagar, mas alcançamos o ônibus.
e) Certamente ele me esqueceu.

2-      Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a
circunstância que a eles se referem:
a)      Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b)      Talvez eu compareça ao seu aniversário.
c)      Estamos muito contentes com sua aprovação.
d)      Alegremente Pedro se despediu de sua família.
e)      Amanhã, não iremos ao cinema.
e)
3-      Observe o período:
“Os ricos apertavam, os pobres gritavam, as leis não eram ouvidas, a desordem ameaçava o estado.” (Paulo Mendes Campos).

a) Quantas orações ele contém?
b) Classifique o período.

4-      Aponte as frases nominais:

a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade.
i) Luisinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio!
5-  Aponte as frases verbais (orações):

a) Quanta gente hoje!
b) Apresse-se, garota!
c) O filme foi bom.
d) Não aguento essa poluição!
e) Partiremos daqui a pouco.
f) Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega telefonou.
h) Na praia, grande descontração.
i) Deus te guarde!
j) Que ideia absurda!
k) As ovelhas são mansas e pacientes.

6-      Siga o que se pede:

I - Circule os verbos
II- Separe as orações com uma barra;
III- Classifique os períodos em simples ou compostos;
IV- Se o período for composto diga quantas orações há nele.

a)      A mulher desviouo rosto e piscouos olhos várias vezes.
      b- O meninonamoravao novo brinquedo o dia inteiro.
      c- O comandante garante que a tropa chegará a tempo. 
      d- Estudei o assunto, listei os itens principais e elaborei um texto.
      e- Nas noites frias, tomamos chocolate quente, vemos televisão e vamos dormir cedo.
      f-  Os alunos chegaram.

7-      Sublinhe e classifique o sujeito em simples ou composto.
7-
a-      As araras de cores vistosas posavam para os turistas.

b-       As geadas e as secas deixam os lavradores preocupados.


c-      O  pasteleiro chinês correu atrás do ladrão.
c-

d-      O amor inundava seus corações.

e-      As queimadas destruirão as florestas.
e-

f-       As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.

8-      Retire das orações:

a-      Sujeito (s)
b-      Predicado
c-      Núcleo (s) do sujeito
d-     Classificar o sujeito em  (    ) simples     (    ) composto

A.    O HOMEM ESTUDOU PARA A PROVA.
B.     A MOÇA É INTELIGENTE.
C.     OS ALUNOS E ALUNAS SÃO ESPERTOS.
D.    A PROVA ESTÁ FÁCIL.
E.     OS PROFESSORES APROVARAM OS ALUNOS.
F.      A DIREÇÃO DA ESCOLA CONTINUA EMPOLGADA.
G.    OS LIVROS SÃO CAROS.
H.    MEU PAI E MINHA TIA FIZERAM A FESTA.

9-       Identifique as figuras usadas nas frases abaixo em catacrese ou hipérbole:
a)      Gastei  rios de dinheiro no meu curso de computação.
b)      Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida.
c)      Os carros não andam, voam.
d)     Estou esperando você há séculos!
e)      O pé da mesa estava quebrado.
f)       Vou colocar um fio de azeite na sopa
g)      Já lhe disse isso um milhão de vezes.
h)      "Te mando mil rosas roubadas"
i)        A perna do sofá está mole.
j)        Ele morreu de rir ao ouvir a piada.
10-  QUESTÃO 1
 Leia o texto abaixo.

Lista de compras:
• Macarrão
• Leite
• Manteiga
• Arroz
• Feijão
• Batata

Este texto é

a) um poema
b) um aviso
c) uma lista
d) uma receita
10- QUESTÃO 2
Leia o texto abaixo.

À mesa, ao cortar o pão
O operário foi tomado
De uma súbita emoção
Ao constatar assombrado
Que tudo naquela mesa
-garrafa, prato, facão
Era ele quem os fazia
Ele, um humilde operário
Um operário em construção.
Vinícius de Moraes

Compreendemos pelo sentido do texto que

a)O trabalhador admirou-se da beleza dos objetos.
b)O operário emocionou-se ao constatar que tudo era feito por operários como ele.
c)O trabalhador gostaria de fabricar objetos como aqueles.
d)O trabalhador assustou-se com a simplicidade dos objetos que tinha em casa.

11-  QUESTÃO 3
Leia o texto abaixo.



A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
 MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope. São Paulo Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17.

No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento", a expressão significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
a) paciência.
b) raiva.
c) pena.
d) solidão.
12- QUESTÃO 4
Quem vai salvar a vida

(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009


01. Percebe-se que o narrador do texto é
(A) Observador                       (B) Personagem

02. A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de todos!”                                                           (C) “Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”
(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...”         (D) “Meu pai me olhou torto, torto.”

03. Lendo o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:    
(A) resolveu comprar sacos de lixo.         (C) desistiu de passear com o cão.
(B) recolheu a sujeira de seu cachorro.   (D) pisou no lixo encontrado na rua.

04. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.         (C) uma receita.
(B) um anúncio    .    (D) um diálogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário