quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PROVA LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO/ 8º ANO



I)                   AVALIAÇÃO- L.P (GRAMÁTICA)
 VALOR: 10

1- Relacione as colunas de acordo com a classificação dos advérbios e locuções adverbiais em destaque.
(A) Tempo             (    ) O garoto atendeu o cliente educadamente.
(B)  Modo              (    ) Ontem meu primo viajou.
(C)  Lugar              (    ) Meu cachorro estava no meio da rua.
(D) Intensidade      (    ) Certamente você será recompensado.
(E)  Negação          (    ) Talvez não haja aula amanhã.
(F)   Afirmação      (    ) Não dê importância ao que os outros dizem.
(G) Dúvida            (    ) Os alunos estavam bastante interessados na aula de hoje.

2- Ao estabelecer familiaridade com as orações em evidência, substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem circunstância de modo.
a – Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
b – Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar. 
c – Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
d – Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
e – Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
3-Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:
a- Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b – Não me incomodo com sua impaciência. 
c – Talvez eu compareça ao seu aniversário.
d – Estamos muito contentes com sua aprovação.
e – Alegremente Pedro se despediu de sua família.
4- Numere as colunas de acordo com o tipo de advérbio em destaque.
(1) Lugar                      (     ) Possivelmente eu vá até aí.                                 
(2) Tempo                    (     ) Vera não foi ao zoológico.
(3) Afirmação              (     ) Estamos alojados longe do centro.
(4) Negação                 (     ) Minha avó fala depressa.
(5) dúvida                    (     ) Certamente ganharei esta corrida.
(6) Intensidade            (      ) Ela está menos triste com o fato.
(7) Modo                     (      ) Ontem Carina ganhou um vestido.

5- Identifique e Classifique o Sujeito:
a-    Bateram à porta.
b-    Perdi minha caneta.
c-    A temperatura aumentou na região sul.
d-    O álbum e as figurinhas estão aqui.
e-    As chuvas transformaram o deserto.
f-    Meu chefe trovejou de raiva.
g-    Nomearam meu primo diretor do clube.
h-    Estavam com fome.
i-     O carro amarelo do João enguiçou no meio da estrada.
j-     Temos vagas disponíveis.

6-  Circule os sujeitos das orações e sublinhe os predicados.
a-      O cavalo e a égua relincham.
b-      Uns garotos sujaram a calçada.
c-       Ana e a irmã dela viajaram.
d-      Essa garota e aquele rapaz falam muito.
e-      Aquele jovem alto joga bem.
f-       Um ônibus e um caminhão colidiram.
g-      Um belo cão pequinês desapareceu.
h-      Um belo cão pequinês desapareceu.

7-  Retire das orações:
a-      Sujeito
b-      Núcleo do sujeito
c-       Predicado
d-      Verbo
a-      A menina distraída perdeu o anel.
b-     O cachorro barulhento e o papagaio tagarela chamam a atenção.
c-      Os alunos deram um duro na prova.
d-     O motorista novo errou o caminho.
e-      A jabuticabeira está carregada de frutos.
f-       O retirante e sua família penaram no sertão nordestino.




II)                AVALIAÇÃO: LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL     VALOR: 10

TEXTO 1- A DESPEDIDA

              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)
1-   Qual o tema principal de A despedida?Assinale apenas uma alternativa:

(  ) animal de estimação           (   ) lidar com as perdas de algo ou alguém  
(   ) amizade                           (   ) afeto entre irmãos

2-   Quem era Olhos Vermelhos?

3-    Quem eram Edu e Zeca?

4-   Qual dos dois meninos  ficou  mais triste pela perda? Qual poderia  seria o motivo?


5-   Qual a relação entre o título A despedida  e o texto? Explique com suas palavras.

6-   Que outro título você daria, considerando a relação com o texto?


TEXTO2-   O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo.Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.  (VIRIATO CORREA.)

Após a leitura do texto responda às questões:

1.      Assinale a alternativa que combina com o texto.

a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. (   ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.  
 c. (   ) É um texto cômico, engraçado.

2. Quais são as personagens do texto?_______________________________________
______________________________________________________________________

3. Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. (   ) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.        c. (   ) Não existe narrador nesta história.

4. Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?_______________________________________________________________

5. O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.Circule, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde – briguento – metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto

7. No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. (   ) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. (   ) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. (   ) “… quer mandar em toda a gente.”
e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.
8. Que outro título você daria ao texto?_________________________________________________________________

9. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:

a. (   ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (   ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.

TEXTO 3 - CONSUMISMO
Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo. Uma das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até Sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais  emissoras de televisão ou nos cinemas. Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e  jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los. O consumismo é um tal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso. A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao
consumismo.
(André Carvalho e Alencar Abujamra, Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.)

1)Segundo o texto, o que é consumismo:
a) É o espírito de competição.
b) É um mal que deve ser combatido.
c) É comprar cada vez mais, mesmo que não necessite.
d) É uma necessidade de conscientização.

2)De acordo com o texto, quem é diretamente mais atingida pela publicidade?
a) Os jovens pelo excesso de vaidade.
b) Os mais velhos pelo desejo de consumir.
c) As crianças por não terem noção do valor do dinheiro.
d) Todas as idades.

3)A publicidade é feita das formas mais variadas. Isso faz com que:
a) Os produtos sejam oferecidos.
b) As pessoas não resistam à vontade de comprar.
c) As pessoas assistam mais televisão.
d) Leiam mais jornais.
III) AVALIAÇÃO: Produção textual
Valor: 10
Num feriado, resolvemos acampar em uma praia, um lugarzinho esquecido do mundo. Só para vocês terem uma idéia, o vilarejo tinha apenas um telefone que era pago por minuto. Sinal de celular, nem pensar!
No caminho pegamos um pé d'água. Entre raios e trovões, o carro atolou na passagem de um córrego. Demoramos um tempão para tirar o carro dali. A chuva passou, anoiteceu e nada do acampamento chegar.

1-    Continue a história como se você fosse uma das pessoas que resolveram acampar. Faça um relato detalhando essa aventura inesquecível.


 Instrução específica para a Redação:
1. Faça um rascunho de 15 a 20 linhas.
2. Passe o rascunho a limpo com letra regular e legível.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      Redija uma redação com no mìnimo 20 linhas com o tema “Drogas, tô fora!”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




BOA SORTE!




E, M. PROFª MARIA MENDES GUERRA PEREIRA
Professor/a:Natália Cabral
Disciplina:Língua Portuguesa
Aluno/a: ________________________________________
No: ______   7ºAno
Turma: _________________________________________
Data: ____/____/_____








AVALIAÇÃO  BIMESTRAL
2º BIMESTRE



Um comentário: