quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EXERCÍCIOS PRONOMES OBLÍQUOS


1-      Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá _________________?
2. Eu não ____________ lembrei da prova.
3. Este presente é para __________?
4. Entregue _________ o livro amanhã.
5. O professor _________ explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar.
7. Iremos _____________ à missa.
8. Minha filha, sempre pensa em _______.
2-      Reescreva as frases, substituindo o termo em destaque pelo pronome pessoal obliquo adequado. Veja o exemplo:
Vi Nivaldo na Capital
Vi – o na Capital
a)      Encontrei minha tia na feira
b) Seu Antônio comprou os fios
c) Paulo ganhou as caixas de som
d) Eu envenenei o instrumento




3-      Copie as frases, completando – as com pronomes oblíquos, como no exemplo:
Vou estudar a lição
Vou estudá – la
a)      Vamos abrir a lata?
b) Preciso encontrar um exemplo.
c) Vou fazer um desenho.
d) Quero aplaudir o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário