quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO GRAMÁTICA



PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º BIMESTRE
1-      Indique  o número de orações dos períodos abaixo:

a.        Tudo muda, tudo passa.
b.      Surgiu a lua no céu.
c.       Tudo muda, tudo passa.
d.      O turista visitou a cidade.
e.       O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí começou a briga.
f.       Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
g.      O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o lado de
fora.

2-      Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto.

a)      (    ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b)      (    ) Antes os índios eram os donos da terra.
c)      (    ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d)     (    ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e)      (    ) Você está triste.
f)       (    ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g)      (    ) Atenção, vou contar uma piada.
h)      (    ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i)        (    ) O estudo nos traz benefícios.
j)        (    ) O amor constrói e o ódio destrói.

3-      Coloque A para frases nominais e B para frases verbais.

1.      (    )  Que piada engraçada!
2.      (    )  Silêncio!
3.      (    ) Não pise na grama.
4.      (    ) Todos começaram a rir.
5.      (    ) Atenção!
6.      (    ) Por favor, dê-me um cigarro.
7.      (    ) Boa noite!
8.      (    ) O dia amanheceu nublado.
9.      (    ) Com licença.
10.  (    ) Deixe-me passar!


4-      Indique o(s) sujeito(s) e predicados das orações baixo:
a-      Aquela estrada parecia sem fim.
b-      A mãe estava aborrecida. 
c-      Meu gato e meu cachorro brigam o tempo todo. 
d-     As estrelas parecem cristais.
e-      O garoto chutou a bola para longe.
f-       A faxineira limpou a casa rapidamente.

5-      Numere os advérbios em destaque nas frases de acordo com a sua classificação:

1-      Afirmação  2- modo  3- dúvida  4- tempo  5- lugar  6- negação

a-    Talvez eu saia hoje.(  )
b-    Não poderei viajar na próxima semana. (  )
c-    Amanhã, não iremos à aula. (  )
d-    Trabalho muito na televisão. (  )
e-    Certamente, a família da viúva não era muito unida. (  )
f-     Caminhamos devagar, mas alcançamos o ônibus. (  )
g-    Os meus tios moram longe. (  )

6-      Leia o texto e faça o que se pede:

O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
01. O fato que gera o conflito na história é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.    
(B) ter emudecido.  
(C) ser um rouxinol.    
(D) encantar a vizinhança.

02. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando.   (C) durante muito tempo.
(B) pousado em um fio.  (D) sem cobrar por isso.


03. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem
(A) não entender a tradução.   
(B) ficar desesperado.  
C) libertar o rouxinol.   
(D) silenciar o rouxinol.

04. O trecho do texto que contém uma opinião é
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”  
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”             
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário