PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º BIMESTRE
1-
Indique o número de orações dos períodos abaixo:
a. Tudo muda, tudo passa.
b. Surgiu
a lua no céu.
c. Tudo
muda, tudo passa.
d. O
turista visitou a cidade.
e. O
passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí começou a
briga.
f. Segura
daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
g. O
passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o lado de
fora.
2-
Classifique os períodos colocando
PS para período simples e PC para o período composto.
a)
( ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b)
( ) Antes os índios eram os donos da terra.
c)
( ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d)
( ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e)
( ) Você está triste.
f)
( ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g)
( ) Atenção, vou contar uma piada.
h)
( ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i)
( ) O estudo nos traz benefícios.
j)
( ) O amor constrói e o ódio destrói.
3-
Coloque A para frases nominais e B
para frases verbais.
1.
( ) Que piada engraçada!
2.
( ) Silêncio!
3.
( ) Não pise na grama.
4.
( ) Todos começaram a rir.
5.
( ) Atenção!
6.
( ) Por favor, dê-me um cigarro.
7.
( ) Boa noite!
8.
( ) O dia amanheceu nublado.
9.
( ) Com licença.
10. ( )
Deixe-me passar!
4-
Indique o(s) sujeito(s) e
predicados das orações baixo:
a-
Aquela estrada parecia sem fim.
b-
A mãe estava aborrecida.
c-
Meu gato e meu cachorro brigam o tempo todo.
d-
As estrelas parecem cristais.
e-
O garoto chutou a
bola para longe.
f-
A faxineira limpou a
casa rapidamente.
5- Numere os
advérbios em destaque nas frases de acordo com a sua classificação:
1-
Afirmação 2- modo 3- dúvida
4- tempo 5- lugar 6- negação
a- Talvez eu saia hoje.( )
b- Não poderei viajar
na próxima semana. ( )
c- Amanhã, não iremos à
aula. ( )
d-
Trabalho muito na televisão. ( )
e-
Certamente, a família da viúva não era muito unida. ( )
f-
Caminhamos devagar, mas
alcançamos o ônibus.
( )
g-
Os meus tios moram longe. ( )
6- Leia o texto e
faça o que se pede:
O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um
homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa
gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para
encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido
transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa
ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à
presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu
que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem
gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e
caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no
mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está.
Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de
gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de
chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”.
Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o
proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um
rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
01. O fato que gera o conflito na história é o
pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.
(B) ter emudecido.
(C) ser um rouxinol.
(D) encantar a vizinhança.
02. No trecho “...cantava, horas a fio, para
encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando. (C) durante muito
tempo.
(B) pousado em um fio. (D) sem cobrar por
isso.
03. A decisão de não mais cantar, comunicada
pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência,
o homem
(A) não entender a tradução.
(B) ficar desesperado.
C) libertar o rouxinol.
(D) silenciar o rouxinol.
04. O trecho do texto que contém uma opinião é
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário