quarta-feira, 5 de agosto de 2015

LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL exercícios



LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL
No cotidiano, sem percebermos usamos freqüentemente a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial não a utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal.
Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música,
mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal.
Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.
É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.
Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.

3- Observe a cena e assinale a resposta correta em cada questão:

a)Por que a Mônica olha para a mãe reprovando sua atitude?
(  ) Porque a mãe está usando a mangueira para molhar a rua com o sol ainda muito quente e,
consequentemente, desperdiça água.
(  ) Porque a mãe chateou Cebolinha, que não gosta de se molhar e ficou muito assustado ao ver a mangueira aberta.
(  ) Porque a mãe dela não percebe que a limpeza da calçada é dever da prefeitura, e não dos moradores.
(  ) Porque a mangueira está furada e isso causa um grande desperdício de água limpa.

b) Sobre a frase “Mangueira para limpar calçada é furada”,  é possível afirmar que:
(  ) está mal empregada, pois traz uma gíria que não deveria ser usada em uma campanha apoiada pelo  governo.
(  ) a mangueira tem furos  e está desperdiçando água
(  ) mostra ao leitor que o certo não é limpar a calçada com mangueira, pois isso desperdiça muita água  limpa. Deve-se preferir o uso de vassouras.
(  ) a mangueira é a forma mais prática de se limpar a calçada, além de economizar água
 

01- O título do texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de vista a respeito dos morcegos?a) () Eles são vilões b) () Eles são vítimas c) () Eles são maus
02- Segundo o texto, os morcegos foram associados à ideia do mal porque( ) vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz.( ) são seres extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio.( ) porque sobrevivem em quase todas as regiões.( ) porque têm grande capacidade de adaptação.
 03- O segundo parágrafo chama atenção pela repetição excessiva do termo “morcegos”. Reescreva-o fazendo as adequações necessárias.
4- “Os morcegos só não sobrevivem em regiões de clima muito frio”
A expressão em destaque pode ser substituída por: ( ) Elas b) ( ) Eles c) ( ) Ele d) ( ) Nós
05-Considere: “Os morcegos surgiram há milhões de anos”.A expressão em destaque indica: ( ) tempo b) ( ) lugar c) ( ) negação d) ( ) modo

Leia a tirinha e responda as questões :
Ela conta uma história que se passa no campo e os dois personagens são trabalhadores rurais.
08- Levando em conta as informações dadas responda: a linguagem empregada na fala dos personagens é típica do campo ou da cidade?Justifique.
________________________________________________________________________________
8 – A tirinha apresenta( ) linguagem verbal. ( ) linguagem não verbal.( ) linguagem mista(verbal e não verbal)
1.      Onde se passa a cena?
2.      Como está o tempo?
3.      Alguém está com pressa?
4.      Existem casas no local?
5.      Quem frequenta este lugar?
6.      Alguém está trabalhando?
7.      O que está sendo servido no restaurante?
8.      O que o homem gosta de ler no jornal?
9.      Como está o trânsito?
10.  Invente uma história para a cena.



2 comentários: