LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL
No cotidiano, sem percebermos usamos freqüentemente
a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial não a
utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal.
Linguagem verbal é uso da escrita
ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Dentro do contexto temos a simbologia que é uma
forma de comunicação não-verbal.
Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo,
logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma
mensagem.
É muito interessante observar que para manter uma
comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja,
verbal ou não-verbal.
Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem
verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas
e figuras ao mesmo tempo.
3- Observe a cena e assinale a resposta correta em cada
questão:
a)Por que a Mônica olha para a mãe reprovando sua
atitude?
( ) Porque a mãe está usando a mangueira para
molhar a rua com o sol ainda muito quente e,
consequentemente, desperdiça água.
( ) Porque a mãe chateou Cebolinha, que não
gosta de se molhar e ficou muito assustado ao ver a mangueira aberta.
( ) Porque a mãe dela não percebe que a
limpeza da calçada é dever da prefeitura, e não dos moradores.
( ) Porque a mangueira está furada e isso
causa um grande desperdício de água limpa.
b) Sobre a frase “Mangueira para limpar calçada é
furada”, é possível afirmar que:
( ) está mal empregada, pois traz uma gíria
que não deveria ser usada em uma campanha apoiada pelo governo.
( ) a mangueira tem furos e está
desperdiçando água
( ) mostra ao leitor que o certo não é limpar
a calçada com mangueira, pois isso desperdiça muita água limpa. Deve-se
preferir o uso de vassouras.
( ) a mangueira é a forma mais prática de se
limpar a calçada, além de economizar água
01- O título do
texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de
vista a respeito dos morcegos?a) () Eles são vilões b) () Eles são vítimas c)
() Eles são maus
02- Segundo o
texto, os morcegos foram associados à ideia do mal porque( )
vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz.( ) são seres
extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio.( ) porque sobrevivem em
quase todas as regiões.( ) porque têm grande capacidade de adaptação.
03- O
segundo parágrafo chama atenção pela repetição excessiva do termo “morcegos”.
Reescreva-o fazendo as adequações necessárias.
4- “Os morcegos só
não sobrevivem em regiões de clima muito frio”
A expressão em
destaque pode ser substituída por: ( ) Elas b) ( ) Eles c) ( ) Ele d) ( ) Nós
05-Considere: “Os
morcegos surgiram há milhões de anos”.A expressão em
destaque indica: ( ) tempo b) ( ) lugar c) ( ) negação d) ( ) modo
Leia a tirinha e
responda as questões :
Ela conta uma história que
se passa no campo e os dois personagens são trabalhadores rurais.
08- Levando em
conta as informações dadas responda: a linguagem empregada na fala dos
personagens é típica do campo ou da cidade?Justifique.
________________________________________________________________________________
8 – A tirinha
apresenta( ) linguagem verbal. ( ) linguagem não verbal.( ) linguagem
mista(verbal e não verbal)
1.
Onde
se passa a cena?
2.
Como
está o tempo?
3.
Alguém
está com pressa?
4.
Existem
casas no local?
5.
Quem
frequenta este lugar?
6.
Alguém
está trabalhando?
7.
O
que está sendo servido no restaurante?
8.
O
que o homem gosta de ler no jornal?
9.
Como
está o trânsito?
10.
Invente
uma história para a cena.
exercícios excelentes
ResponderExcluirgabarito ?
Excluir